quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Características Marcantes da Igreja Primitiva


Marcio da Rocha

A igreja primitiva possuía quatro características marcantes, que dificilmente são encontradas nas igrejas modernas, a não ser em algumas igrejas nos lares. A igreja do Senhor Jesus Cristo, como organismo espiritual, tinha as seguintes características principais:
  • Sempre manifestava em seu estilo de vida, a autoridade e a liderança de Jesus Cristo, opondo-se à liderança humana. Jesus Cristo é o centro e a autoridade única na igreja;
  • Ela sempre permitia e encorajava a participação de cada membro nas reuniões. Cada pessoa era um membro do Corpo, participava ativamente nas reuniões da igreja; cada crente era um sacerdote real. Cada crente edificava a igreja, contribuindo com seus dons naturais e espirituais (veja I Coríntios 14.26-27);
  • A igreja no primeiro século vivia, na prática, a teologia expressa no Novo Testamento;
  • Ela refletia o amor e relacionamento que existem na Trindade Divina.

A Hierarquia é uma coisa estranha na igreja. Uma aberração. Foi copiada dos romanos e introduzida na igreja definitivamente no quarto século, embora sua influência já se via nos escritos patrícios desde o segundo século. A igreja só possui uma cabeça - Cristo. Os outros (todos) são membros. Um membro não emite ordens a outro. Somente a cabeça (mente) o faz. O sistema nervoso transmite as ordens do cérebro diretamente da mente para todas as partes do corpo, a todos os membros. Cristo (o cabeça) também está ligado a cada cristão e lhes transmite suas ordens por meio de seu "sistema nervoso" - o Espírito Santo, que habita em cada crente.

Observando outra metáfora que o Novo Testamento usa para conceituar a igreja - uma família - podemos aprender por ela que os filhos são iguais entre si em importância. Nenhum filho manda no outro. Os irmãos mais velhos podem ser mais experientes e liderar os mais novos, mas não possuem autoridade para mandar neles. Tanto as igrejas católicas (romana e ortodoxa) quanto as igrejas protestantes nunca perceberam este erro grosseiro de aplicar na igreja a hierarquia militar/empresarial. Na igreja, só há Jesus Cristo e os membros de seu corpo; Jesus Cristo e seus filhos, todos no mesmo nível. Tanto o papado e o sistema hierárquico católico quanto os sistemas hierárquicos organizacionais das igrejas protestantes ferem a natureza da igreja cristã.

Um membro do corpo só cresce se funcionar. Este é um princípio comum a todos os organismos vivos. Cada membro precisa funcionar. Numa reunião de pequenos grupos, nos aconchegantes ambientes dos lares, isto é possível. Por outro lado, nos auditórios, nos templos, apenas poucos ministram a uma maioria que apenas... assiste. A maioria ("leigos") lê o que a minoria ("clero") manda ler. A maioria repete o que a minoria manda repetir. A maioria canta o que a minoria manda cantar. Ao invés do Sacerdócio Universal de Todos os Crentes(uma das doutrinas marcantes que a Reforma Religiosa redescobriu no Novo Testamento), as missas e os cultos protestantes praticam o "sacerdócio de alguns crentes", um modelo típico do Velho Testamento, da Antiga Aliança, que passou. Acabou.

O Novo Testamento é o guia para a igreja em todos os tempos. A igreja de hoje não pode descartar as práticas e a vida da igreja neo-testamentária, como se fossem coisas do passado.

Na Trindade Divina há um relacionamento que se refletia na igreja primitiva e deve se refletir na igreja hoje e sempre. As três pessoas de Deus se amam e são iguais entre si em autoridade (não há hierarquia entre eles). Os irmãos também devem rejeitar a hierarquia entre si (abolir "cargos e/ou títulos eclesiásticos"), e amar uns aos outros, expressando isto em ações e palavras.

Se hoje, uma comunidade quer ser uma igreja (de verdade), precisa ter essas características.


Fonte: http://igrejaorganica.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares