segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Igreja nos Lares ao Redor do Mundo

Publicado por @paoevinho em Categoria: Odres Novos

igreja nas casas

Com a palavra, o Dr. Victor Choudhrie, um oncologista indiano que deixou sua carreira médica para plantar igrejas caseiras na Índia:

A Igreja original era a Igreja nas casas. Jesus usava as casas das pessoas para ensinar e operar milagres. Os discípulos continuaram e ensinar, partir o pão e ter comunhão de casa em casa. Paulo sempre saudava “a igreja que se reúne em sua casa”. A Igreja cresceu exponencialmente a partir das casas.

Os tijolos, o clero profissional, o púlpito, o sermão domingueiro, os sacramentos, o dízimo e os programas religiosos mataram a igreja. Aquilo que chamamos de Igreja nos dias atuais é somente uma caricatura. Um cristão do primeiro século simplesmente não a reconheceria como uma igreja. Ele sentiria a ausência do ambiente aberto, aconchegante e informal da sala de estar da Igreja nas casas.1

Sem pendermos ao extremo do sectarismo e de acharmos que Deus somente trabalha por meio da Igreja nos lares, devemos meditar de maneira sincera nas palavras acima. Infelizmente, a metamorfose pela qual a Igreja passou ao longo dos milênios é o processo inverso da larva que se transforma em borboleta. Muitas de nossas tradições fossilizadas foram criadas para proteger e beneficiar a Igreja, mas acabaram se tornando um estorvo à obra de Deus no mundo. Como seria uma Igreja que mantivesse a riqueza teológica que herdamos de nossos pais na fé, mas que se despisse de toda uma bagagem desnecessária em nossa eclesiologia?

No intuito de discutir o propósito e a importância de comunidades caseiras emergentes ao redor do mundo, 200 líderes cristãos, representando 40 nações diferentes, se reuniram em Nova Delhi, Índia, de 11 a 14 de novembro de 2009.

A Igreja nas casas é mais conhecida pelas comunidades subterrâneas da China, que hoje já contam com mais de 100 milhões de membros. Porém, de acordo com Wolfgang Simson, nos últimos quinze anos um fenômeno parecido tem se repetido em diversas outras nações do planeta.

De acordo com os relatórios da conferencia em Nova Deli, muitas comunidades caseiras estão emergindo com poucos membros e alcançando números consideráveis na América Latina e na África. Pesquisas mais recentes indicam que o número de comunidades caseiras na Europa já chega ou passa de 10.000, assim como na Austrália. Na Nova Zelândia, este número já chega a 6.000. Nos EUA, as pesquisas indicam que o número de membros da Igreja nas casas está entre seis e doze milhões, colocando o movimento entre os três maiores segmentos do cristianismo no país. No Bangladesh e na Índia, centenas de milhares de comunidades caseiras e suas respectivas redes tornam a Igreja nas casas o maior movimento cristão nestes países.

De acordo com o Dr. Choudhrie, um dos participantes da conferência, a Igreja nas casas está sendo instrumental para mudar não somente o clima espiritual da Índia, mas está manifestando a vida do Reino de Deus de forma holística em diversos vilarejos. Famílias têm sido restauradas, pessoas têm sido curadas e até mesmo a terra tem sido sarada em diversas áreas, resultando em colheitas sem precedentes – demonstrando assim, de maneira tangível, o poder e o desejo de Deus em abençoar coisas ligadas ao cotidiano de seu povo. A Igreja nas casas também tem alcançado resultados históricos na missiologia moderna em países de maioria muçulmana, hindu e budista.

Muitos participantes da Convenção enfatizaram a necessidade de um retorno ao “Evangelho do Reino”, em contraste com vários pseudo-evangelhos que estão sendo ensinados em muitos segmentos da Igreja.

A convenção desafiou as igrejas caseiras, tanto as estabelecidas como as emergentes, a trabalhar em conjunto com Deus e com as demais comunidades para discipular metade do planeta por meio da plantação de comunidades caseiras ao redor do mundo.

Seminários a respeito da Igreja nas casas estão sendo realizados em diversas partes do mundo para aqueles que desejam integrar-se a esta rede e, por meio do intercâmbio de experiências e idéias, desenvolver a visão e a estratégia do movimento. No Brasil, um dos grupos que promovem eventos de relevância profética para a igreja nos dias atuais é a Grupo News.

Para ler o artigo completo de Wolfgang Simson a respeito da Convenção de Nova Deli, cliqueaqui.

NOTA

[1] Greet the Church in Thy House.


© Pão & Vinho

Este texto está sob a licença de Creative Commons e pode ser republicado, parcialmente ou na íntegra, desde que o conteúdo não seja alterado e a fonte seja devidamente citada:http://paoevinho.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares